CAMINHAR OU CORRER - Os prós e contras das duas atividades físicas.

Publicado por Jailton Santos em 15.06.2017


Você decidiu começar uma atividade física e está na dúvida: corrida ou caminhada, qual a melhor opção? Para quem não está procurando resultados de atleta profissional, caminhada e corrida são duas escolhas de exercícios físicos igualmente boas.


Dados recentes de uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia, Estados Unidos, mostram que pessoas que caminham rápido ou correm têm ganhos semelhantes quanto à saúde geral.
Conheça mais sobre cada atividade – e corra ou caminhe na direção da que melhor encaixar para a sua personalidade, finalidade e rotina.
Corrida e caminhada têm seus benefícios. Na corrida, o gasto calórico é maior, por exemplo. São 10 calorias por minuto. Na caminhada moderada, o valor cai para 5,5 calorias por minuto.
Já a caminhada tem menos impacto e pode ser mais "segura" para o corpo. E esse impacto atua na reciclagem dos ossos, com a vantagem de causar menos fraturas por estresse do que a corrida. Estudos mostram que andar é recomendado até para quem já sofre com osteoporose.
Se a ideia é passar da caminhada para a corrida, fique atento. O movimento de trotes castiga mais as articulações, portanto, para acelerar o ritomo é preciso um trabalho conjunto de fortalecimento muscular.
Tanto na corrida quanto na caminhada, é fundamental escolher bem roupas e calçados. O tênis deve ser bem confortável, de preferência de pisada neutra e minimalista.
A roupa deve ser leve, principalmente para as atividades ao ar livre.



 




     


Jailton Santos
Jailton é professor de Educação Física, pós-graduado em Atividades Físicas para Grupos Especiais, especialista em Treinamento Funcional e proprietário da Running Assessoria Esportiva.

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