É IMPORTANTE DESCANSAR

Publicado por Jailton Santos em 26.07.2017


Logo após uma prova longa, como uma maratona, recomendo de 3 a 4 dias sem qualquer atividade de impacto. Temos que ter certeza de que nenhuma musculatura ou articulação foi sobrecarregada demais”,  “Depois desses primeiros dias, se não houver alguma dor específica, apenas dores musculares, liberamos os alunos para um pequeno trote, de 30 a 40 minutos. Duas a três semanas que sucedem a maratona devem ser apenas de treinos regenerativos. acrescenta o especialista Jailton Santos"


Segundo o treinador, o principal objetivo desse período de transição é evitar as possíveis lesões com os treinos a serem  realizados, principalmente os de maior stress muscular.


ALERTA -  Quanto mais intensa a preparação, maior o desgaste – e maior o período necessário para a recuperação.


E isso não vale apenas para maratonistas. Corredores de distâncias curtas também devem maneirar no pós-prova, principalmente os iniciantes. “No dia seguinte a uma prova de 5km ou 10 km, sugiro um trote leve e de pouco volume”,. Dependendo do planejamento e da fase que se encontra em sua periodização, o atleta consegue se recuperar totalmente de uma a duas semanas. “descanso absoluto só em caso de lesão.


Vale lembrar que não há uma fórmula mágica para todos os corredores. Cada organismo se adapta de uma forma e tem seu próprio tempo de recuperação.




     


Jailton Santos
Jailton é professor de Educação Física, pós-graduado em Atividades Físicas para Grupos Especiais, especialista em Treinamento Funcional e proprietário da Running Assessoria Esportiva.

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