DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC - EXERCÍCIO FÍSICO PREVINE AVC

Publicado por Jailton Santos em 29.10.2017


Atualmente já sabemos que os exercícios físicos reduzem os ricos de uma pessoa ter AVC. Estudos comprovam que basta um indivíduo realizar trinta minutos de atividades diárias de intensidade moderada para que o risco de se ter AVC seja reduzido drasticamente. 


O acidente vascular cerebral é causado pela deficiência do fluxo sangüíneo, decorrente da obstrução das artérias cerebrais por placas de gordura. Em seguida,  ocorre uma hemorragia que é ocasionada devido ao rompimento de vasos sanguíneos que podem ocorrer dentro do tecido cerebral ou dentro do espaço que circunda o cérebro. Pequenos acidentes vasculares cerebrais que não causam sintomas extremos têm graves consequências a longo prazo. Todavia, eles podem ser mantidos à distância com a prática dos exercícios físicos, pois os exercícios físicos aumentam a capacidade cardiorrespiratória reduzindo a pressão sanguínea do corpo em repouso, o que diminui o risco do AVC. O exercício desencadeia também a liberação do gás óxido nítrico, que dilata os vasos para permitir a passagem de um maior volume do sangue. 
Se praticada de forma correta e disciplinada, a atividade física reduz a gordura corporal e aumenta a massa muscular; diminui os níveis de açúcar no sangue e melhora a capacidade pulmonar, aumentando o aproveitamento do consumo de oxigênio; aumenta a vascularização sanguínea, consequentemente, o músculo cardíaco se torna mais forte; reduz as taxas de colesterol e eleva o HDL ( o bom colesterol ) que protege contra a formação de placas de gordura nas artérias ; combate a hipertensão reduzindo os níveis da pressão arterial. Em outras palavras, o comportamento sedentário está associado ao risco aumentado de ser acometido por alguma doença, dentre eles o AVC. 
Considerando essas informações percebemos que a atividade física previne o AVC porque ela diminui os fatores de risco que podem desencadear o acidente vascular cerebral, como por exemplo, o colesterol alto, hipertensão e diabetes.  
Jailton Santos Professor Especialista




     


Jailton Santos
Jailton é professor de Educação Física, pós-graduado em Atividades Físicas para Grupos Especiais, especialista em Treinamento Funcional e proprietário da Running Assessoria Esportiva.

Clique aqui para mais informações e colunas do autor.




Nenhum comentário cadastrado.
Seja o primeiro!







           

Playlist
Confira nossa lista de músicas!

Depois de uma corrida, o que você costuma fazer no dia seguinte?

Descanso total
Caminhada e/ou natação
Musculação na academia
Trote bem leve
Treino normal



   

   


   

   

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!


contato@soucorredor.com.br
(+55 81) 3103.0002