Alimentação e atividade física no controle da Diabetes.

Publicado por Anderson Lopes em 14.11.2017


Muitos estudos têm mostrado a importância da atividade física aliada à uma alimentação adequada em pacientes com diabetes. Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pacientes que controlam a dieta e praticam exercício físico apresentam comprovada  melhora da capacidade funcional, no controle do peso corporal, na modulação dos níveis glicêmicos e na redução de outros fatores metabólicos de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.


Durante o exercício, é importante estar atento aos sintomas de baixa glicemia como tremores, palpitações, sudorese intensa, palidez e sensação de desmaio. Para isso, devemos lembrar que ao iniciar a atividade física é preciso prestar atenção na alimentação, ingerindo frutas, fibras e ter sempre à mão alguma bala ou doce na hora do exercício para uma eventual hipoglicemia e aumentar o consumo de líquidos para manter a hidratação corporal.


Em alguns pacientes a dose de insulina pode até ser reduzida como resultado da prática regular de exercício físico. A preocupação com a alimentação deve estar presente após o exercício. Deve-se realizar uma refeição, como sanduíche, barra de cereais e frutas, por exemplo, mesclando um pouco de carboidratos e proteínas (hipocalórica) para manter os níveis glicêmicos normais.


A boa alimentação associada ao exercício é um dos melhores caminhos para reduzir os níveis glicêmicos, evitando o agravamento dessa doença. Os potenciais benefícios da atividade física regular associada a uma alimentação balanceada em pacientes diabéticos promoverão maior controle e uma melhor qualidade de vida nesses pacientes. Nesse caso a união das duas práticas é que faz a diferença.  Sempre consulte um profissional de educação física para lhe ajudar a estabelecer sua rotina de exercícios, assim como um nutricionista para ajustar sua alimentação.




     


Anderson Lopes
Anderson Lopes – Nutricionista especializado em Nutrição Esportiva e Fitoterapia. CRN6 14963

Clique aqui para mais informações e colunas do autor.




Nenhum comentário cadastrado.
Seja o primeiro!







           

Playlist
Confira nossa lista de músicas!

Depois de uma corrida, o que você costuma fazer no dia seguinte?

Descanso total
Caminhada e/ou natação
Musculação na academia
Trote bem leve
Treino normal



   

   


   

   

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!


contato@soucorredor.com.br
(+55 81) 3103.0002