Atividade Física ao 50

Publicado por Jailton Santos em 10.05.2018


Comecemos por uma rápida descrição do envelhecimento. Dos 50 aos 80 anos, a perda de massa muscular pode chegar a 40%. A força dos músculos diminui em 1,5% ao ano. Há diminuição da audição, da visão, da intensidade e propagação dos impulsos nervosos, bem como da velocidade das respostas motoras em virtude da perda de 50 000 a 100 000 neurônios por dia.


As mulheres ainda podem sofrer dos sintomas da pós-menopausa: insônia, alterações do humor, ressecamento vaginal, perda da libido, aumento dos riscos de osteoporose e doenças cardíacas.


O envelhecimento é também fator de risco para o acúmulo de gordura, de glicose e o surgimento das doenças coronarianas.


Assustador? A impressão que se tem é que não há solução, porém não é bem assim. O que causa aumento do açúcar no sangue? Por que engordamos e temos colesterol alto? Por que perdemos músculo, força e até neurônios? Por que nossos ossos e nosso coração se enfraquecem?


É claro que as respostas para essas questões são muito complexas e multifatoriais, porém em todas as respostas teremos um denominador comum: o sedentarismo.


A atividade física promove centenas de benefícios à saúde. Os efeitos dos exercícios ocorrem em todas as estruturas, órgãos e sistemas do organismo, como a melhora do controle da pressão arterial, dos níveis de açúcar e gorduras no sangue, na manutenção do peso corporal, da composição corporal, da força e da resistência dos músculos, da integridade dos ossos, da capacidade pulmonar, da oxigenação dos tecidos, na produção de neurônios e muitos outros benefícios que retardam o processo de envelhecimento e atenuam de forma significativa todos esses sinais e sintomas.


Mesmo depois dos 50, o organismo responde de forma excelente aos estímulos dos exercícios, todas as estruturas, órgãos e sistemas ficam fortes, resistentes, eficientes e aptos, diminuindo a incidência de doenças, melhorando a qualidade e o tempo de vida.


Adianta, sim, fazer exercícios depois do 50, 60, 70, sempre.




     


Jailton Santos
Jailton é professor de Educação Física, pós-graduado em Atividades Físicas para Grupos Especiais, especialista em Treinamento Funcional e proprietário da Running Assessoria Esportiva.

Clique aqui para mais informações e colunas do autor.




Nenhum comentário cadastrado.
Seja o primeiro!







           

Playlist
Confira nossa lista de músicas!

Depois de uma corrida, o que você costuma fazer no dia seguinte?

Descanso total
Caminhada e/ou natação
Musculação na academia
Trote bem leve
Treino normal



   

   


   

   

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades!


contato@soucorredor.com.br
(+55 81) 3103.0002